A Jornada Científica e Tecnológica e o Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS aceitam 5 tipos de submissão:

    • Relato de pesquisa (com resultados parciais ou finais);

    • Relato de experiência;

    • Revisão bibliográfica;

    • Relato de Inovação (formato Pitch/apresentação oral curta);

    • Relato de Pesquisas oriundas de trabalhos de servidores do IFSULDEMINAS em afastamento para capacitação (dissertações e teses defendidas nos últimos 5 anos: 08/2018-07/2023).

Para o tipo Relato de Inovação, a submissão deve ser feita aqui.

Para o Relato de Pesquisas oriundas de trabalhos de servidores do IFSULDEMINAS em afastamento para capacitação, a submissão deve ser feita clicando aqui. Estão convidados a submeter relatos os servidores do IFSULDEMINAS afastados para capacitação e que defenderam mestrado, doutorado ou pós-doutorado nos últimos 5 anos: 08/2018-07/2023. 

Para todos os tipos, exceto o Relato de Inovação e o Relato de Pesquisas oriundas de trabalhos de servidores do IFSULDEMINAS em afastamento para capacitação, é obrigatória a submissão de um “Resumo expandido”.

Normas para elaboração do Resumo Expandido

Os resumos expandidos devem ser redigidos em Língua Portuguesa, conforme as regras vigentes com relação à língua escrita, e elaborados de acordo com as orientações que seguem:

a) Tipo de submissão:

    • Relato de pesquisa (em andamento ou concluída);

    • Relato de experiência;

    • Revisão bibliográfica.

b) Redação e Organização do texto

Cabeçalho do Evento
Conforme modelo disponibilizado nesta edição, não podendo sofrer qualquer alteração a partir dos modelos disponibilizados sem prévia autorização da Comissão Organizadora.

Título e Subtítulo
Identificação e apresentação do trabalho com, no máximo, 15 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, utilizando maiúsculas quando as regras de ortografia exigirem.

Identificação dos Autores
Atenção: A primeira versão do manuscrito (que será avaliada pela Comissão Científica) deve ser enviada sem os dados de autoria e em formato .pdf. Entretanto, deve ser considerado o espaço necessário para inserir esses dados após a avaliação e aceite do trabalho.

Os nomes devem ser escritos por extenso, com nomes do meio abreviados pela letra inicial maiúscula. O primeiro nome deve estar formatado em caixa baixa (exceto inicial), sobrenome formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula. Os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail de todos os autores devem ser indicados em nota rodapé com Fonte Arial, tamanho 11, negrito, centralizado. O nome do apresentador deve ser sublinhado.

Resumo
Máximo de 10 linhas. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.
Texto expondo informações sobre objetivos do trabalho e síntese dos elementos textuais obrigatórios, conforme tipo de submissão (incluir aqui a indicação do tipo de submissão, ou seja, se é um relato de pesquisa; relato de experiência ou revisão bibliográfica).

Palavras-chave
Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.
Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, iniciadas por letra maiúscula. Após a última palavra, ponto final. Não repetir palavras já utilizadas no título.

Elementos Visuais
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. O Texto deve conter os elementos textuais de acordo com a categoria.

    • Para os relatos de pesquisa, são elementos obrigatórios: introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão.

    • Para os relatos de experiência, são elementos obrigatórios: introdução, material e métodos, relato da experiência, conclusão.

    • Para as revisões bibliográficas, são elementos obrigatórios: introdução, fundamentação teórica, material e métodos, resultados e discussão, conclusão.

Introdução
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.Deve contextualizar o tema e apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situando a importância do problema científico a ser solucionado; da experiência relatada ou da revisão bibliográfica elaborada. O texto deve estabelecer relações com outros trabalhos publicados sobre o assunto e conter objetivos da pesquisa, do relato ou da revisão.

Fundamentação Teórica (opcional)
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

Embasamento teórico do trabalho pode ser apresentado junto à introdução do texto ou em seção independente. Reflete o estado da arte do conhecimento na área. Deve apresentar o embasamento necessário para a compreensão da relevância do tema e descrever o referencial teórico que baseia a pesquisa.

Material e Métodos
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
Descrição dos passos que foram seguidos e dos materiais que foram necessários para a execução da pesquisa, para a realização da experiência relatada ou para o levantamento e organização da revisão bibliográfica.

Resultados e Discussões (obrigatório para Relatos de Pesquisa e Revisões Bibliográficas)
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
Apresentação e discussão da experiência em análise, contextualizando a situação e características relevantes para compreensão do relatado. O relato da experiência e de seus resultados devem ser discutidos à luz do conhecimento já disponível.

Relato da Experiência (obrigatório para Relatos de Experiência)
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
Apresentação e discussão da experiência em análise, contextualizando a situação e características relevantes para compreensão do relatado. O relato da experiência e de seus resultados devem ser discutidos à luz do conhecimento já disponível.

Conclusão
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
Síntese objetiva e concisa das conclusões obtidas a partir da realização da pesquisa, da análise da experiência ou da articulação da revisão bibliográfica. Deve dialogar com os objetivos propostos e indicar, sempre que possível, as limitações e recomendações do estudo.

Agradecimentos (seção opcional)
Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
Devem ser claros, diretos e conter o motivo do agradecimento.

Referências
Lista de todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. As referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2018 e da ABNT. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhado à esquerda e com espaçamento de 1 cm entrelinhas.

c) Formatação do texto:

    • Extensão de, no mínimo, duas páginas e, no máximo, quatro páginas (incluindo figuras, tabelas e referências).

    • Configuração de página deve ser A4 (210 × 297 mm).

    • Margens de 2 (dois) cm, em todas as dimensões.

    • Recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.

    • Fontes, espaçamento e alinhamento do texto, conforme especificidade das seções.

NOME DO ARQUIVO A SER ENVIADO

O nome do arquivo a ser submetido deve ser o mesmo do título do trabalho, em qualquer momento da submissão (inicial ou final). Em hipótese alguma deve-se mencionar autoria no nome do arquivo enviado na plataforma.

Critérios de avaliação

O processo de revisão dos resumos expandidos submetidos à JOSIF consiste em feedback específico, tanto quantitativo como qualitativo, para diferentes critérios atendidos ou não pelos resumos expandidos.

    • Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento.

    • Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências bibliográficas fundamentais para o tema.

    • Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica e adequação às normas de formatação.

    • Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

Download do Modelo para envio dos Resumos Expandidos, clique aqui.

 

Submissão dos Resumos Expandidos