A Jornada Científica e Tecnológica e o Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS aceitam 5 tipos de submissão:

      • Relato de pesquisa (com resultados parciais ou finais);

      • Relato de experiência;

      • Revisão bibliográfica;

      • Relato de Inovação (formato Pitch/apresentação oral curta) formulário aqui;

      • Relato de Pesquisas oriundas de trabalhos de servidores do IFSULDEMINAS em afastamento para capacitação (dissertações e teses defendidas nos últimos 5 anos: 10/2019-09/2024).

    Para o Relato de Pesquisas oriundas de trabalhos de servidores do IFSULDEMINAS em afastamento para capacitação, estão convidados a submeter relatos os servidores do IFSULDEMINAS afastados para capacitação e que defenderam mestrado, doutorado ou pós-doutorado nos últimos 5 anos: 10/2019-09/2024. 

    Para todos os tipos, exceto o Relato de Inovação e o Relato de Pesquisas oriundas de trabalhos de servidores do IFSULDEMINAS em afastamento para capacitação, é obrigatória a submissão de um “Resumo expandido”.

    Normas para elaboração do Resumo Expandido

    Os resumos expandidos devem ser redigidos em Língua Portuguesa, conforme as regras vigentes com relação à língua escrita, e elaborados de acordo com as orientações que seguem:

    a) Tipo de submissão:

        • Relato de pesquisa (em andamento ou concluída);

        • Relato de experiência;

        • Revisão bibliográfica.

      b) Redação e Organização do texto

      Cabeçalho do Evento
      Conforme modelo disponibilizado nesta edição, não podendo sofrer qualquer alteração a partir dos modelos disponibilizados sem prévia autorização da Comissão Organizadora.

      Título e Subtítulo
      Identificação e apresentação do trabalho com, no máximo, 15 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, utilizando maiúsculas quando as regras de ortografia exigirem.

      Identificação dos Autores
      Atenção: A primeira versão do manuscrito (que será avaliada pela Comissão Científica) deve ser enviada sem os dados de autoria e em formato .pdf. Entretanto, deve ser considerado o espaço necessário para inserir esses dados após a avaliação e aceite do trabalho.

      Os nomes devem ser escritos por extenso, com nomes do meio abreviados pela letra inicial maiúscula. O primeiro nome deve estar formatado em caixa baixa (exceto inicial), sobrenome formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula. Os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail de todos os autores devem ser indicados em nota rodapé com Fonte Arial, tamanho 11, negrito, centralizado. O nome do apresentador deve ser sublinhado.

      Resumo
      Máximo de 10 linhas. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.
      Texto expondo informações sobre objetivos do trabalho e síntese dos elementos textuais obrigatórios, conforme tipo de submissão (incluir aqui a indicação do tipo de submissão, ou seja, se é um relato de pesquisa; relato de experiência ou revisão bibliográfica).

      Palavras-chave
      Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.
      Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, iniciadas por letra maiúscula. Após a última palavra, ponto final. Não repetir palavras já utilizadas no título.

      Elementos Visuais
      Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. O Texto deve conter os elementos textuais de acordo com a categoria.

          • Para os relatos de pesquisa, são elementos obrigatórios: introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão.

          • Para os relatos de experiência, são elementos obrigatórios: introdução, material e métodos, relato da experiência, conclusão.

          • Para as revisões bibliográficas, são elementos obrigatórios: introdução, fundamentação teórica, material e métodos, resultados e discussão, conclusão.

        Introdução
        Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.Deve contextualizar o tema e apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situando a importância do problema científico a ser solucionado; da experiência relatada ou da revisão bibliográfica elaborada. O texto deve estabelecer relações com outros trabalhos publicados sobre o assunto e conter objetivos da pesquisa, do relato ou da revisão.

        Fundamentação Teórica (opcional)
        Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

        Embasamento teórico do trabalho pode ser apresentado junto à introdução do texto ou em seção independente. Reflete o estado da arte do conhecimento na área. Deve apresentar o embasamento necessário para a compreensão da relevância do tema e descrever o referencial teórico que baseia a pesquisa.

        Material e Métodos
        Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
        Descrição dos passos que foram seguidos e dos materiais que foram necessários para a execução da pesquisa, para a realização da experiência relatada ou para o levantamento e organização da revisão bibliográfica.

        Resultados e Discussões (obrigatório para Relatos de Pesquisa e Revisões Bibliográficas)
        Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
        Apresentação e discussão da experiência em análise, contextualizando a situação e características relevantes para compreensão do relatado. O relato da experiência e de seus resultados devem ser discutidos à luz do conhecimento já disponível.

        Relato da Experiência (obrigatório para Relatos de Experiência)
        Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
        Apresentação e discussão da experiência em análise, contextualizando a situação e características relevantes para compreensão do relatado. O relato da experiência e de seus resultados devem ser discutidos à luz do conhecimento já disponível.

        Conclusão
        Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
        Síntese objetiva e concisa das conclusões obtidas a partir da realização da pesquisa, da análise da experiência ou da articulação da revisão bibliográfica. Deve dialogar com os objetivos propostos e indicar, sempre que possível, as limitações e recomendações do estudo.

        Agradecimentos (seção opcional)
        Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.
        Devem ser claros, diretos e conter o motivo do agradecimento.

        Referências
        Lista de todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. As referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2018 e da ABNT. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, alinhado à esquerda e com espaçamento de 1 cm entrelinhas.

        c) Formatação do texto:

            • Extensão de, no mínimo, duas páginas e, no máximo, quatro páginas (incluindo figuras, tabelas e referências).

            • Configuração de página deve ser A4 (210 × 297 mm).

            • Margens de 2 (dois) cm, em todas as dimensões.

            • Recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.

            • Fontes, espaçamento e alinhamento do texto, conforme especificidade das seções.

          NOME DO ARQUIVO A SER ENVIADO

          O nome do arquivo a ser submetido deve ser o mesmo do título do trabalho, em qualquer momento da submissão (inicial ou final). Em hipótese alguma deve-se mencionar autoria no nome do arquivo enviado na plataforma.

          Critérios de avaliação

          O processo de revisão dos resumos expandidos submetidos à JOSIF consiste em feedback específico, tanto quantitativo como qualitativo, para diferentes critérios atendidos ou não pelos resumos expandidos.

              • Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento.

              • Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências bibliográficas fundamentais para o tema.

              • Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica e adequação às normas de formatação.

              • Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

            Download do Modelo para envio dos Resumos Expandidos, clique aqui.

            Download do modelo dos pôsteres clique aqui.

            Submissão dos Resumos Expandidos

            O acesso aos arquivos é feito através do email institucional ifsuldeminas.edu.br

            O acesso aos arquivos é feito através do email institucional ifsuldeminas.edu.br