1) Até quando posso submeter trabalhos?
O prazo final para submissão é 09/09.
2) Como serão as apresentações e publicação dos trabalhos sigilosos?
Os trabalhos sigilosos serão apresentados em uma sala específica com participação restrita. Todos os participantes dessa sala terão que assinar um termo de sigilo e confidencialidade e estes trabalhos não serão publicados nos anais dos eventos.
3) Quem pode submeter trabalhos aos eventos?
16ª Jornada Científica e Tecnológica: estudantes de nível técnico e superior e pesquisadores.
13º Simpósio de Pós-Graduação: estudantes e pesquisadores de Pós-Graduação Lato ou Stricto sensu.
4) Qual é o valor da inscrição?
A Jornada Científica e Tecnológica e o Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS são eventos gratuitos. Não há cobrança de taxa de inscrição.
5) Onde serão os eventos neste ano?
Palestras, mesas de debates e apresentações de trabalhos serão realizadas no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, de forma presencial.
6) Como faço para submeter trabalhos?
A submissão do trabalho (que deve ser elaborado de acordo com as normas para publicação) é feita exclusivamente por meio da plataforma eletrônica da Jornada Científica e Tecnológica e do Simpósio de Pós-Graduação.
7) Esqueci de inserir os dados de um coautor, posso alterar?
A alteração nos dados de autoria do trabalho somente será possível se o trabalho ainda não tiver sido avaliado.
8) Um artigo já publicado pode ser enviado como resumo expandido para a apresentação da Jornada Científica e Tecnológica ou Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS?
Não. Um dos requisitos avaliados na submissão de trabalhos à Jornada Científica e Tecnológica e ao Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS é que o trabalho ainda não tenha sido publicado, nem esteja em consideração para publicação por outra conferência.
9) Posso enviar meu trabalho em língua estrangeira?
Não. Somente serão aceitos trabalhos na língua portuguesa do Brasil.
10) A submissão do trabalho (em formato de resumo expandido) por meio da plataforma eletrônica garante a participação no dia do evento?
Não. O trabalho submetido será avaliado por especialista da área e, se aprovado, será apresentado no dia do evento. A inscrição para apresentar o trabalho deverá ser feita após o aceite.
11) Posso publicar um relato de experiência na Jornada Científica e Tecnológica ou no Simpósio da Pós-Graduação?
Sim. É possível publicar um relato de experiência como resumo expandido na 16ª Jornada Científica e Tecnológica ou no 13º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Os relatos de experiência devem atender aos mesmos requisitos dos demais trabalhos, de acordo com as diretrizes para autores.
12) Se meu trabalho não for aceito, não posso participar no dia do evento?
Pode sim. Nesse caso, você deve fazer a inscrição para participar do evento como “ouvinte”.
13) Quem pode ser avaliador de trabalhos?
Para a Jornada Científica e Tecnológica – servidores e profissionais com formação acadêmica em nível de Pós-Graduação Lato sensu.
Para o Simpósio de Pós-Graduação – servidores e profissionais com formação acadêmica em nível de Pós-Graduação Stricto sensu.
A avaliação dos resumos é uma atividade voluntária (não remunerada).
14) Por que bolsistas de nível superior CNPq e FAPEMIG do IFSULDEMINAS devem, obrigatoriamente, apresentar em formato oral?
Possuímos cotas de bolsas junto ao CNPq e a FAPEMIG. Essas cotas de bolsas são distribuídas por meio de processo seletivo (edital). Para manutenção da cota, devemos realizar, anualmente, um evento, na forma de seminário/congresso ou similar, onde os bolsistas deverão apresentar sua produção científica (resultado da pesquisa) sob a forma oral. O desempenho do bolsista deve ser avaliado pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica (CIIC – externo) com base nos resultados apresentados na Jornada Científica e Tecnológica e critérios do IFSULDEMINAS. É uma forma de acompanhamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
15) Se eu publicar os resultados de minhas pesquisas na Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS, poderei publicá-los posteriormente em outros meios?
A publicação em outros meios dependerá de suas normas específicas.
16) Como ter acesso aos trabalhos apresentados nas edições anteriores?
Os trabalhos publicados nas edições anteriores podem ser acessados na página dos Anais Eletrônicos dos eventos.
17) Qual será o formato dos Anais da Jornada Científica e Tecnológicas e do Simpósio de Pós-Graduação?
Os trabalhos aceitos e apresentados nos dois eventos são disponibilizados para o público em formato de Anais Eletrônicos.
18) Quem tem direito ao certificado?
Todos os inscritos e que estiverem presentes nos dias do evento têm direito ao certificado. Serão emitidos certificados de ouvintes e de apresentação de trabalhos. Durante a apresentação dos trabalhos, formulários de presença temporários serão disponibilizados para preenchimento e posterior emissão do certificado.
19) Coautores e orientadores também recebem certificados?
Não são emitidos certificados de coautoria ou de orientação. O certificado será enviado apenas ao apresentador do trabalho e constará os dados completos de autoria informados no momento da inscrição.
20) Quando meu certificado estará disponível?
Aproximadamente até 60 dias após o evento.
21) Quantos trabalhos cada autor pode enviar?
Não está estabelecido limite, entretanto, o autor deve considerar a viabilidade de apresentação nos dias dos eventos tendo em vista que as arguições podem ser simultâneas.
22) Sobre os coautores, quantos são permitidos? Eles recebem certificados também?
Sugerimos que não ultrapasse 6 (seis) coautores, embora não seja proibido um número maior. O certificado será enviado apenas ao apresentador do trabalho e constará os dados completos de autoria informados no momento da inscrição – na plataforma.
23) Onde encontrar os certificados da Jornada Científica e Tecnológica e do Simpósio de Pós-Graduação?
Os certificados serão gerados automaticamente e serão enviados por e-mail, informado no ato de inscrição, e também ficarão disponíveis no link de certificados.
Em caso de quaisquer dúvidas, as mesmas devem ser encaminhadas para o e-mail: josif.2024@ifsuldeminas.edu.br.