O MULTICULTURALISMO E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO

Reflexões trazidas pelo Documento Base da SETEC.

Autores

  • Márcio José Previtalli Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Ubirajara Gerardin Júnior

Resumo

O presente trabalho buscou refletir sobre a compreensão de autores das teorias do Currículo e as relações de poder
intrínsecas ao mesmo e como estas se inter-relacionam com aspectos da multiculturalidade e com o Documento Base da
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), especialmente a proposta que diz respeito à Educação
Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas a
revisão bibliográfica e pesquisa documental, as quais permitiram inferir que os autores pesquisados e o Documento
Base configuram-se como poderosos instrumentos que consideram os aspectos da cultura e/ou multicultura como a
peça-chave que permeia a possibilidade de construção de um currículo integrado por meio de práticas educativas
conscientes que fomentem a formação crítica e integral do homem enquanto ser emancipado.

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica SIMPÓSIO