O AUMENTO DAS QUEIMADAS EM RELAÇÃO À FLORA E FAUNA NA REGIÃO SULDE MINAS

Autores

  • Marília Instituto Federal Sul de Minas
  • Maria de Fátima Instituto Federal Sul de Minas
  • Giovane Instituto Federal Sul de Minas

Palavras-chave:

Meio ambiente, Conscientização, Fiscalização, Preservação ambiental.

Resumo

As queimadas trazem diversas alterações ao meio ambiente por destruir os ecossistemas, provocar a morte de animais e eliminar exemplares da fauna, causando prejuízos para a biodiversidade e graves impactos ambientais. Diante dessa questão, este artigo tem por objetivo analisar os impactos das queimadas relacionados à fauna e flora no Sul do Estado de Minas Gerais. A escolha do tema se justifica pela necessidade de novos estudos acerca da extensão dos danos causados pelas queimadas ao meio ambiente. Para realização do trabalho, foi feita uma pesquisa relacionada aos incêndios ocorridos na região nos últimos anos e está sendo aplicado um questionário aos moradores que vivem próximos às áreas atingidas. Com base nessa análise, pretende-se levantar quais medidas se tornam urgentes e necessárias no sentido de conscientizar a população sobre os riscos das queimadas, assim como fazer uma maior fiscalização, de forma a manter a preservação da fauna e flora, em especial na região Sul de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Marília , Instituto Federal Sul de Minas

Pós-graduanda em Gestão Ambiental pelo Istituto Federal do Sul de Minas (2021-2022); Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal Militar pela Aademia de Polícia de Militar de Minas Gerais (2013); Bacharel em Direito pelo Centro de Estudos Superiores Aprendiz (2013); Aprovada no Xexame da OAB do Brasil; Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Claretiana (2011)

Maria de Fátima , Instituto Federal Sul de Minas

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade São Francisco (1996), especialização em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela Universidade São Francisco (1999), mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2017). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Atua na área de Ciência da Computação.

Giovane, Instituto Federal Sul de Minas

Pós-graduanda em Gestão Ambiental pelo Istituto Federal do Sul de Minas (2021-2022); Possui graduação em licenciatura plena em Educação Física pela UNINCOR - Universidade Vale do Rio Verde em 2009

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Ecologia e Meio ambiente SIMPÓSIO