O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA PESSOAS COM TDAH
Naruto um estudo de caso
Palavras-chave:
Neurociência, Pertencimento, Trastorno Específico de Aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado, NarutoResumo
A capacidade de nos inspirar em personagens de ficção tem embasamento científico neurológico. O Córtex pré-frontal medial ventral (vMPFC), área do cérebro, revela grande atividade, quando pensamos sobre nós mesmos ou amigos íntimos também mostra grande atividade quando pensamos em personagens fictícios com os quais nos identificamos ou admiramos. Como mostrado em estudos acadêmicos, o sentimento de estar sob supervisão por parte de um responsável pode aumentar consideravelmente o rendimento escolar. Com essas informações, acredita-se que inspirar alunos com TDAH, incluindo em sua rotina acadêmica exemplos de personagens fictícios, que tenham o mesmo transtorno que o seu conseguiram obter maior rendimento. Incorporar o exemplo de personagens fictícios famosos na rotina escolar é mais um recurso para professores que têm que atuar com alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).