O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA PESSOAS COM TDAH

Naruto um estudo de caso

Autores

  • Thomas Venancio dos Reis FAVENI
  • Marly Cristina Barbosa Ribeiro

Palavras-chave:

Neurociência, Pertencimento, Trastorno Específico de Aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado, Naruto

Resumo

A capacidade de nos  inspirar em personagens de ficção tem embasamento científico neurológico. O Córtex pré-frontal medial ventral (vMPFC), área do cérebro, revela grande atividade, quando pensamos sobre nós mesmos ou amigos íntimos também mostra grande atividade quando pensamos em personagens fictícios com os quais nos identificamos ou admiramos. Como mostrado em estudos acadêmicos, o sentimento de estar sob  supervisão por parte de um responsável pode aumentar consideravelmente o rendimento escolar. Com essas informações, acredita-se que inspirar alunos com  TDAH, incluindo em sua rotina acadêmica exemplos de personagens fictícios, que tenham  o mesmo transtorno que o seu conseguiram obter maior rendimento. Incorporar o exemplo de personagens fictícios famosos na  rotina escolar é mais um recurso para professores que têm que atuar com alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão SIMPÓSIO