A AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
uma análise do estado da arte dos últimos dois anos
Palavras-chave:
Análise de Publicações, Inclusão, Recursos Tecnológicos AssistivosResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a possibilidade da audiodescrição como Tecnologia Assistiva e estratégia de inclusão da Educação Inclusiva a partir da análise do Estado da Arte dos últimos dois anos. Metodologicamente, o caminho escolhido para esse estudo fundamenta-se no Estado da Arte da temática, com o levantamento de revisão bibliográfica realizado a partir dos periódicos da Capes. Selecionamos os artigos a partir das palavras “Audiodescrição, Tecnologia Assistiva; e, Educação Inclusiva”, onde foi possível, a partir dos critérios estabelecidos, selecionar para análise nove artigos que abordam o tema. Apoiado em Ferreira (2002), trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo das produções acadêmicas e científicas da temática da audiodescrição como Tecnologia Assistiva e estratégia de inclusão da Educação Inclusiva. Percebemos, ao final da pesquisa, que essa temática ainda é pouca difundida, ou seja, os estudos acerca da audiodescrição (AD) precisam ser intensificados considerando sua amplitude como tecnologia assistiva e a sua importância na inclusão escolar e social da pessoa com deficiência.