A AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

uma análise do estado da arte dos últimos dois anos

Autores

  • Willian Campos Amorim Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Jéssica da Conceição de Freitas Instituto Federal do Sul de Minas
  • Ainã Bonfim Felix Instituto Federal do Sul de Minas
  • Ana Clara Rodrigues Sondhl Bibiani Instituto Federal do Sul de Minas

Palavras-chave:

Análise de Publicações, Inclusão, Recursos Tecnológicos Assistivos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a possibilidade da audiodescrição como Tecnologia Assistiva e estratégia de inclusão da Educação Inclusiva a partir da análise do Estado da Arte dos últimos dois anos. Metodologicamente, o caminho escolhido para esse estudo fundamenta-se no Estado da Arte da temática, com o levantamento de revisão bibliográfica realizado a partir dos periódicos da Capes. Selecionamos os artigos a partir das palavras “Audiodescrição, Tecnologia Assistiva; e, Educação Inclusiva”, onde foi possível, a partir dos critérios estabelecidos, selecionar para análise nove artigos que abordam o tema. Apoiado em Ferreira (2002), trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo das produções acadêmicas e científicas da temática da audiodescrição como Tecnologia Assistiva e estratégia de inclusão da Educação Inclusiva. Percebemos, ao final da pesquisa, que essa temática ainda é pouca difundida, ou seja, os estudos acerca da audiodescrição (AD) precisam ser intensificados considerando sua amplitude como tecnologia assistiva e a sua importância na inclusão escolar e social da pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

Willian Campos Amorim, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade - UNIVÁS; Mestre em Educação - UFTM; Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT - IFSP - Câmpus Sertãozinho; Graduado em Educação Física - FESP/UEMG; Graduado em Pedagogia - UNIMES; Graduado em Filosofia - ICSH/CESB; Graduado em Educação Especial - UNISANTA; Pós-Graduado em Educação a Distância: Gestão e Tutoria - UNIASSELVI; Pós-Graduado em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência - UFJF; Pós-Graduado em Mídias na Educação - UFSJ; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Minas Gerais - Câmpus Poços de Caldas. Orientador de TCC do curso de Especialização em Educação Inclusiva do IFSuldeMinas - Câmpus Machado.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão SIMPÓSIO