A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: ludicidade na educação em tempo de pandemia

Autores

  • Sinara de Castro Taveira Jambasse Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Marissol IF SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO
  • Maria Aparecida Lucio Mendes Mendes
  • Maria Cristina Ferreira do Nascimento Nascimento

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ludicidade, Ensino Remoto

Resumo

Este trabalho aborda a relevância das atividades lúdicas no contexto da Educação Infantil, com foco nas
transformações trazidas pela pandemia de Covid-19. Em colaboração com uma escola rural em Minas Gerais, o
estudo busca soluções simples e acessíveis devido às limitações tecnológicas dos alunos. O objetivo principal é
examinar como as atividades lúdicas impactam o engajamento, motivação, desenvolvimento cognitivo e social dos
alunos, criando um ambiente de aprendizagem estimulante fora das salas de aula convencionais. A pesquisa se
fundamenta em revisão de literatura, destacando contribuições de autores como Lemos (2021), Ribeiro (2013) e
Vygotsky (1991), além de dados do Cetic (2019) e da Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA