O DÉFICIT DE APRENDIZADO PÓS (DES)APOIO EDUCACIONAL: perspectivas da função versus resultados emergentes

Autores

  • Amanda de Cássia Cantuária dos Santos Oliveira Instituto Federal do Sul de Minas Campus Inconfidentes
  • Reginaldo Aparecido Silva Instituto Federal Sul de Minas Gerais - Campus de Inconfidentes https://orcid.org/0000-0002-7903-884X

Palavras-chave:

AEE, Acessibilidade, COVID-19, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

Nos últimos anos, a humanidade sentiu um grande impacto, emocional, física e, principalmente educacional devido à pandemia da covid-19. A modalidade de ensino remoto trouxe à tona um emergente problema que se encontrava (in)visibilizado: a defasagem e o déficit de aprendizagem de alunos, em especial os com NEE. Com isso, a qualidade do apoio educacional especializado passa a ser analisada e questionada. Foi apenas no pós pandemia que o déficit se agravou, ou o cenário emergente dessa aprendizagem já estava em andamento? Neste trabalho refletimos sobre os novos desafios que surgiram e como educadores têm se desdobrado para atuar no pós pandemia. E concluímos que a pandemia exacerbou desafios, incluindo a evasão escolar e a desmotivação. Porém, enfatizamos que o papel da família na educação é crucial, assim como a busca por metodologias ativas e inclusivas que podem superar o déficit educacional e garantir um futuro acadêmico equitativo, democrático e de qualidade.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Silva, Instituto Federal Sul de Minas Gerais - Campus de Inconfidentes

Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras e Mestre em Educação (Unifal/MG). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras, Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Fiscal Técnico do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG.

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Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA