O DÉFICIT DE APRENDIZADO PÓS (DES)APOIO EDUCACIONAL: perspectivas da função versus resultados emergentes
Palavras-chave:
AEE, Acessibilidade, COVID-19, Ensino Remoto, PandemiaResumo
Nos últimos anos, a humanidade sentiu um grande impacto, emocional, física e, principalmente educacional devido à pandemia da covid-19. A modalidade de ensino remoto trouxe à tona um emergente problema que se encontrava (in)visibilizado: a defasagem e o déficit de aprendizagem de alunos, em especial os com NEE. Com isso, a qualidade do apoio educacional especializado passa a ser analisada e questionada. Foi apenas no pós pandemia que o déficit se agravou, ou o cenário emergente dessa aprendizagem já estava em andamento? Neste trabalho refletimos sobre os novos desafios que surgiram e como educadores têm se desdobrado para atuar no pós pandemia. E concluímos que a pandemia exacerbou desafios, incluindo a evasão escolar e a desmotivação. Porém, enfatizamos que o papel da família na educação é crucial, assim como a busca por metodologias ativas e inclusivas que podem superar o déficit educacional e garantir um futuro acadêmico equitativo, democrático e de qualidade.