Criação de Objetos de Aprendizagem Personalizados para Indivíduos com Autismo Usando Impressão 3D

Autores

  • Walter Dias Marques Pereira IF Sul de Minas - Campus Machado / Estudante
  • Guilherme Ferreira De Oliveira IFSULDEMINAS Campus Machado - Discente
  • Fabio Junior Alves IFSULDEMINAS Campus Machado - Docente
  • Emerson Assis de Carvalho IFSULDEMINAS Campus Machado - Docente
  • Herbert Faria Pinto IFSULDEMINAS Campus Machado - Docente

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro do Autismo, Tecnologia Assistiva, Impressão 3D

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode levar a prejuízos na
comunicação social, comportamentos repetitivos, e/ou interesses fixos e restritos. Indivíduos com TEA geralmente
demonstram interesse em manusear e utilizar objetos, como robôs, formas geométricas etc. Sendo assim, o uso de
objetos é um recurso importante para o processo educativo, aprimorando e ampliando o repertório de habilidades
funcionais, facilitando a compreensão, e contribuindo com a oferta de estímulos apropriados. A impressão 3D tem
demonstrado grande potencial em terapias para crianças com TEA. Os benefícios ocorrem porque a impressão 3D
permite a construção de objetos tridimensionais personalizados, que podem ser adaptados às necessidades de cada
grupo de crianças, auxiliando-as no processo de aprendizado e tornando o ensino mais visual e prático. Este trabalho
relata os resultados parciais de um projeto que usa impressão 3D para a criação de kits de Objetos de Aprendizagem
(OAs) para auxiliar na terapia de crianças com TEA.

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Publicado

2023-12-06