PROPOSTA DE ARQUITETURA PARA O AUTISMALG

Autores

  • Josué Melquisedeque Leite IFSULDEMINAS - Campus Machado
  • Emerson Assis de Carvalho IFSULDEMINAS - Campus Machado
  • Fábio Junior Alves IFSULDEMINAS - Campus Machado
  • Gabriel de Paula Gonçalves IFSULDEMINAS - Campus Machado
  • Gabriella Caproni da Silva IFSULDEMINAS - Campus Machado

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Tecnologia Assistiva, ALVINA, Aplicativo Móvel

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode levar a prejuízos na
comunicação social, comportamentos repetitivos e/ou interesses fixos e restritos. As Tecnologias Assistivas (TAs) são
recursos importantes, apoiando o processo educativo, aprimorando e ampliando o repertório de habilidades funcionais,
facilitando a compreensão e contribuindo com a oferta de estímulos apropriados. O uso de TAs (p.e., robôs, jogos,
realidade virtual, aplicativos etc) para o processo de intervenção vem crescendo. Assim, o objetivo deste trabalho é
propor a arquitetura do AUTISMALG, um aplicativo móvel (App) com recursos audiovisuais para auxiliar o ensino da
identificação de algarismos numéricos para crianças com TEA. O protótipo do AUTISMALG foi fundamentado no
protocolo ALVINA, sendo aprovado pelas diretrizes estabelecidas neste protocolo. A plataforma tecnológica do
AUTISMALG está sendo proposta sob uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), composta por uma Aplicação
Web, um Banco de Dados (BD) como Serviço (Firebase) e um App.

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Publicado

2023-12-06