USO DE AMBIENTE GAMIFICADO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

Autores

  • Daiane Cristina Garcia Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
  • Paulo Cesar dos Santos
  • Tiago Gonçalves Botelho
  • Yuri Donizete Claudino de Faria Santos

Palavras-chave:

Educação Tecnológica, Metodologia Ativa, Ambiente Gamificado

Resumo

Este artigo aborda o desafio do ensino de programação, buscando estratégias inovadoras para tornar o aprendizado mais efetivo. A gamificação, por meio da plataforma Codify, foi investigada para estimular a motivação dos estudantes. O objetivo foi verificar se elementos gamificados poderiam influenciar positivamente o processo de aprendizagem da primeira linguagem de programação. O estudo foi realizado com uma turma do primeiro período do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, fornecendo insights relevantes para aprimorar as práticas educacionais em programação, visando preparar melhor os estudantes para os desafios tecnológicos.

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Publicado

06-12-2023