METODOLOGIA DE ESTAÇÕES APLICADA À DIFICULDADE DA VISUALIZAÇÃO NA DIDÁTICA DE CITOLOGIA

Autores

  • Marriane Maria Pereira IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
  • Luiz Eduardo de Carvalho Chaves Júnior
  • Mara Aparecida Pereira de Ávila
  • Wallace Ribeiro Correa
  • Marcos Magalhães de Souza

Palavras-chave:

Organelas celulares; Educação; Aulas práticas.

Resumo

A compreensão de temas não visuais, como a citologia, pode ser uma problemática enfrentada por muitos alunos do ensino médio, no entanto, esses temas são fundamentais para a compreensão de fenômenos que presenciamos em nosso cotidiano. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar o rendimento de duas turmas do ensino médio durante o desenvolvimento de uma aula prática com a temática organelas celulares e suas funções. A aula foi ministrada no dia 25 de abril pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, na qual utilizaram a metodologia de prática experimental. Embora uma das turmas tenha se destacado melhor no conceito nota, a prática se mostrou eficiente quando necessitou gerar resultados em um contexto diversificado, na qual foi a avaliação bimestral, justificando assim a importância de atividades práticas.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA