RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS: (re)construção de instrumentos norteadores funcionais, no AEE, como apoio do processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Giovanna Aparecida Cetra Silva IFSULDEMINAS INCONFIDENTES
  • Reginaldo Aparecido Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSULDEMINAS) Inconfidentes https://orcid.org/0000-0002-7903-884X

Palavras-chave:

Acessibiliddade, Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, Jogos Pedagógicos, NAPNE

Resumo

Este trabalho enfoca a relevância dos recursos didático-pedagógicos na educação, especialmente para alunos com
deficiência intelectual (DI), promovendo a educação inclusiva de qualidade e habilidades significativas. A (re)adaptação e re-criação de materiais pedagógicos, faz com que esses instrumentos sejam norteadores funcionais e, tornam-se essenciais para atender às necessidades específicas dos alunos. Destaca-se o valor dos jogos como recurso didático, pois favorecem um aprendizado lúdico e o desenvolvimento cognitivo e social. O estudo apresenta uma atividade específica, um jogo denominado “Cadeado das Sílabas Iniciais”, com flashcards e QRCodes para trabalhar letramento em língua portuguesa e matemática para alunos com DI. Os resultados foram satisfatórios, melhorando a decodificação das sílabas complexas com “N”. Conclui-se que a formação contínua dos educadores é crucial para práticas pedagógicas inclusivas, contribuindo para o sucesso educacional de todos os alunos.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSULDEMINAS) Inconfidentes

Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras e Mestre em Educação (Unifal/MG). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras, Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Fiscal Técnico do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA