RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS: (re)construção de instrumentos norteadores funcionais, no AEE, como apoio do processo de ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Acessibiliddade, Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva, Jogos Pedagógicos, NAPNEResumo
Este trabalho enfoca a relevância dos recursos didático-pedagógicos na educação, especialmente para alunos com
deficiência intelectual (DI), promovendo a educação inclusiva de qualidade e habilidades significativas. A (re)adaptação e re-criação de materiais pedagógicos, faz com que esses instrumentos sejam norteadores funcionais e, tornam-se essenciais para atender às necessidades específicas dos alunos. Destaca-se o valor dos jogos como recurso didático, pois favorecem um aprendizado lúdico e o desenvolvimento cognitivo e social. O estudo apresenta uma atividade específica, um jogo denominado “Cadeado das Sílabas Iniciais”, com flashcards e QRCodes para trabalhar letramento em língua portuguesa e matemática para alunos com DI. Os resultados foram satisfatórios, melhorando a decodificação das sílabas complexas com “N”. Conclui-se que a formação contínua dos educadores é crucial para práticas pedagógicas inclusivas, contribuindo para o sucesso educacional de todos os alunos.