JOGOS DIGITAIS COMO METODOLOGIA ATIVA: um relato de experiência no âmbito educacional
Palavras-chave:
Relato; Experiências; Implementação; Participação; Projeto.Resumo
Esse relato objetiva descrever experiências vivenciadas enquanto discente no curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) -
Campus Machado. Destaco por meio deste trabalho, a importância da utilização de jogos digitais como estratégia de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, com foco na aplicação para o ensino de ciências. Em seguida abordamos os benefícios da implementação dessa metodologia no ensino. Por fim apresentamos o relato da experiência vivenciada em sala de aula com o desenvolvimento e aplicação de um jogo para suprir a necessidade de uma abordagem didática observada. Como discente do projeto Meninas Digitais, objetivamos com este trabalho provocar reflexões que possam contribuir com o incentivo da criação de metodologias digitais para a educação. Acreditamos que podemos contribuir para uma sociedade mais equitativa.