EDUCATION 4.0 CHALLENGE

Autores

  • Italo Rafael Costa de Mira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes / Aluno
  • Gabriela Krasnowolski Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Acadêmica em Engenharia Ambiental
  • Débora Maria Rosa Siqueira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Acadêmica em Técnico em Informática
  • Lenisa Maria Costa de Sousa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Acadêmica em Técnico em Informática
  • Luciana Faria Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professora EBTT
  • Ivan Paulino Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professor EBTT
  • Maria de Fatima de Freitas Bueno Marcilio Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professor EBTT
  • Andre Luigi Amaral di Salvo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professor EBTT

Resumo

O cenário tecnológico atual impulsiona mudanças na educação, dando origem a abordagens educacionais no século XXI. A Quarta Revolução Industrial, com a automação e a inteligência artificial, tem um impacto significativo na educação. Como resposta a essas demandas, surge o conceito de Educação 4.0, que visa preparar os estudantes com habilidades necessárias para a Indústria 4.0, por meio do uso de metodologias ativas, tecnologia, programação e robótica. Assim, este trabalho tem como objetivo promover a iniciação tecnológica  aplicando o projeto "Education 4.0 Challenge" nas escolas públicas da região de Inconfidentes - MG, tomando como base os pilares da Educação 4.0. De um modo geral, o projeto vem demonstrando sua relevância e impactos positivos nos estudantes, principalmente devido o progresso da autonomia, raciocínio crítico e trabalho em equipe dos mesmos. Contudo, devido a falta de infraestrutura das escolas, faz com que não haja autonomia para que os estudantes se desenvolvam fora das práticas do projeto

Biografia do Autor

Italo Rafael Costa de Mira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes / Aluno

Bolsista SETEC/MEC, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Gabriela Krasnowolski Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Acadêmica em Engenharia Ambiental

Bolsista SETEC/MEC, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Débora Maria Rosa Siqueira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Acadêmica em Técnico em Informática

Bolsista SETEC/MEC, IFSULDEMINAS  – Campus Inconfidentes.

Lenisa Maria Costa de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Acadêmica em Técnico em Informática

Bolsista SETEC/MEC, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Luciana Faria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professora EBTT

Orientadora IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Ivan Paulino Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professor EBTT

Coorientador, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Maria de Fatima de Freitas Bueno Marcilio, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professor EBTT

Coorientadora, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Andre Luigi Amaral di Salvo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes / Professor EBTT

Coorientador, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica JORNADA