ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO PARTICIPATIVA E COMUNICATIVA EM UM PROJETO DE LEITURA

Autores

  • NOÉLE APARECIDA SIMÕES IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, polo Inconfidentes
  • KELLY CRISTINA CÂNDIDA DE LIMA IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
  • KELLY APARECIDA FERNANDES SOUSA IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
  • MARIA APARECIDA LÚCIO MENDES IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
  • MARIA CRISTINA FERREIRA DO NASCIMENTO IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Ambiente Escolar; Gestão Democrática; Hábito leitor.

Resumo

O presente relato de experiência faz parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia EAD do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, polo Inconfidentes e traz reflexões sobre a aplicação de um projeto de leitura desenvolvido durante a disciplina de Prática Como Componente Curricular VI (PCCVI). Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição da gestão democrática na implementação do projeto de leitura na escola, buscando compreender como isso alcançou professores e estudantes. Na metodologia foram realizadas pesquisas bibliográficas para sustentar a construção da prática desenvolvida entre agosto e dezembro de 2022 e para fundamentar teoricamente a posterior discussão sobre a vivência. Sobre a participação dos envolvidos no projeto leitura, notou-se que ao trabalhar projetos escolares, os docentes precisam estar atentos à realidade dos seus alunos. Através da análise crítico-reflexiva da prática envolvendo a gestão escolar de forma democrática, participativa e comunicativa, constatou-se que as crianças puderam ter contato novamente com livros diversos, possibilitando aos docentes resgatar o interesse do aluno em ler.

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Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Gestão, Planejamento, Avaliação e Políticas Públicas Educacionais JORNADA