SAÚDE EMOCIONAL NA ESCOLA: cuidar da mente para cuidar da nossa gente!

Autores

  • Letícia da Silva Ródio de Oliveira Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Vanessa Paixão de Sá
  • Ione Riqueli Cássia de Carvalho Leite

Palavras-chave:

Competências socioemocionais, Ludicidade, Emoções

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma Prática como Componente Curricular vivenciada numa instituição da rede
municipal com 25 alunos de turmas mistas do Ensino Fundamental. O projeto teve como objetivo principal auxiliar na identificação de emoções e estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais. Para atingi-lo,
possibilitamos a participação dos alunos em dinâmicas lúdicas que promovem a autoestima, a empatia e o autocontrole. Nesse viés, foram oportunizados momentos em que as crianças produziram cartazes, se expressaram de forma escrita e oral, confeccionaram potes da calma, relataram experiências, participaram de situações de escuta e de debates, interagiram em grupo, levaram atividades para serem feitas em casa com auxílio dos pais ou responsáveis e realizaram autoavaliações. Após a realização das atividades, foi possível notar o desenvolvimento do controle emocional e o reconhecimento das cinco emoções básicas que foram estimulados por meio de recursos lúdicos e interativos, ademais estimulando o desenvolvimento da empatia e da autoestima.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA