O PAPEL DO BRINCAR EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

  • Odiléia Aparecida Rodrigues Oséas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
  • Ana Flavia Lima Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
  • Amanda Souza Moraes
  • Maria Aparecida Mendes

Palavras-chave:

Brincadeiras; Brinquedos; Jogos; Pandemia; Relato de Experiência.

Resumo

A pandemia de COVID-19, mudou totalmente os padrões de convívio social, onde o isolamento era uma necessidade
real para a proteção da vida. Como efeito cascata, as escolas também foram fechadas e o ensino remoto começou a ser implementado em todo país, com objetivo de levar a rotina escolar para dentro das casas dos alunos, a fim de reduzir os danos no processo de formação dos mesmos. Este estudo se comprometeu a investigar como o conteúdo de “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras”, pode contribuir para o desenvolvimento infantil durante este momento tão crítico da humanidade. A amostra se configurou em uma criança do sexo feminino de 4 anos de idade, que apesar de estar matriculada em uma escola da rede particular de ensino, não se adaptou ao modelo. O conteúdo foi sistematizado e aplicado de maneira crítica e reflexiva, compreendendo os interesses da criança e com participação direta da família. Pode-se observar o envolvimento da criança, que participou efetivamente de todo o processo.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA