O PAPEL DO BRINCAR EM TEMPOS PANDÊMICOS
Palavras-chave:
Brincadeiras; Brinquedos; Jogos; Pandemia; Relato de Experiência.Resumo
A pandemia de COVID-19, mudou totalmente os padrões de convívio social, onde o isolamento era uma necessidade
real para a proteção da vida. Como efeito cascata, as escolas também foram fechadas e o ensino remoto começou a ser implementado em todo país, com objetivo de levar a rotina escolar para dentro das casas dos alunos, a fim de reduzir os danos no processo de formação dos mesmos. Este estudo se comprometeu a investigar como o conteúdo de “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras”, pode contribuir para o desenvolvimento infantil durante este momento tão crítico da humanidade. A amostra se configurou em uma criança do sexo feminino de 4 anos de idade, que apesar de estar matriculada em uma escola da rede particular de ensino, não se adaptou ao modelo. O conteúdo foi sistematizado e aplicado de maneira crítica e reflexiva, compreendendo os interesses da criança e com participação direta da família. Pode-se observar o envolvimento da criança, que participou efetivamente de todo o processo.