LETRAMENTO DIGITAL: gamificação na educação, um relato de experiência durante o projeto PIBID
Palavras-chave:
Jogos digitais; Aprendizagem; Metodologias Ativas.Resumo
A gamificação utiliza mecanismos de jogos para engajar e motivar os alunos, ela é amplamente adotada em diversos setores, incluindo a educação. A finalidade é criar um ambiente virtual gamificado, integrando recursos digitais divertidos aos conteúdos escolares. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso de jogos digitais como recurso pedagógico no Ensino Fundamental II na E.E Rubens Garcia, onde jogos digitais foram utilizados para ensinar sobre o sistema solar e os biomas. Os alunos demonstraram entusiasmo e engajamento durante as atividades, e os resultados mostraram uma percepção positiva dos jogos, com a maioria dos alunos afirmando ter aprendido algo. O artigo destaca a importância de explorar novas abordagens de ensino, como a gamificação, para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, contribuindo para uma melhor absorção do conhecimento.