PROMOVER CULTURA DE PAZ EM ESCOLAS PÚBLICAS COM A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: um relato de experiência

Autores

  • Claraelisa Martins Mariano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
  • Lívia Carolina Vieira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar um relato de experiência sobre o projeto de extensão “A (In)Justiça e o Diálogo: Utilizando a Comunicação não Violenta para o Desenvolvimento da Cultura de Paz nas Escolas Públicas”, que foi realizado em parceria com a Escola Estadual Coronel Paiva, localizada na cidade de Ouro Fino, atuando com as turmas de 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. O propósito do projeto constituiu-se em promover debates sobre a comunicação não violenta nas escolas públicas e incentivar a solução de conflitos a partir do diálogo, compreendendo a cultura de paz como um direito humano inalienável. A metodologia das dinâmicas realizadas foi a Comunicação Não Violenta, desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg. Durante o desenvolvimento do projeto houve o envolvimentos de alunos e professores nas atividades desenvolvidas e instauração de algumas medidas promotoras da cultura de paz na escola. Além do fortalecimento do vínculo do IFSULDEMINAS com a comunidade externa.

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Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA