BINGO SOBRE A TABELA PERIÓDICA COMO MODELO DIDÁTICO: um relato de experiência durante o projeto PIBID

Autores

  • Vanessa Luiza De Souza IFSMG Campus Machado
  • Nathália Beatriz G. COSTA
  • Duillio A. CAIXETA

Palavras-chave:

Ciências; Ensino; Química; Metodologias ativas; Jogo.

Resumo

Por muitos anos, o ensino de química tem sido caracterizado como tradicional, resultando em uma grande quantidade de professores que ainda adotam abordagens altamente conservadoras em suas aulas. Como consequência, as práticas em sala de aula acabam se distanciando do contexto diário dos alunos. Os jogos são utilizados como uma estratégia de ensino que fortalece o aprendizado dos conteúdos apresentados em aulas expositivas, estimulando a participação, o interesse, a motivação, a criatividade e a interação entre os alunos e professores. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência na construção e aplicação de uma atividade prática usando um bingo sobre a tabela periódica durante o PIBID. O jogo didático foi criado usando alguns elementos químicos que foram selecionados aleatoriamente e distribuídos nas cartelas. Cada uma das cartelas continha os símbolos dos elementos e seus números atômicos. Durante o desenvolvimento do jogo, os alunos se mostraram entusiasmados e engajados com esse mecanismo de ensino.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA