A APRENDIZAGEM UBÍQUA E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO 4.0

Autores

  • Humberto Carneiro Teixeira IF SUL DE MINAS -CAMPUS MACHADO

Resumo

As inovações tecnológicas e comunicativas têm estabelecido novas relações sociais no campo educacional e remodelado os processos didático-pedagógicos na pós-modernidade. As tecnologias de linguagem vêm produzindo mudanças neurosensoriais e psicológicas que afetam de modo significativo nossa percepção e visão de mundo. Essas transformações socioculturais e psíquicas pelas quais a humanidade vem passando nos últimos séculos, desde o advento da revolução industrial deu origem a gerações de tecnologias de linguagem e de comunicação, com destaque para as de tecnologias do acesso e conexão contínua. Dentre os efeitos derivados da revolução digital destacam-se as formas de educar e de aprender. Por conseguinte, a grande questão a ser solucionada na atual conjuntura está no papel que a educação formal irá desempenhar no contexto das tecnologias móveis e da aprendizagem ubíqua. Nesse contexto, a prática docente passa da verticalização do conhecimento com foco no professor e passa a situação de alternância na transferência de saberes na relação mútua de professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica JORNADA