O QUINTO ITINERÁRIO PROFISSIONALIZANTE:

Uma análise da implementação do Novo Ensino Médio

Autores

  • Fabiana Aparecida Felix Ifsuldeminas
  • Bruno Leandro Silvério Morais IFSuldeminas
  • Rafaelly Gomes de Lima Silveira

Palavras-chave:

Reforma da educação, Profissionalização, Mercantilização da educação

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) da rede pública de ensino
estadual de Minas Gerais. O Estado está em conformidade com a Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que foi
promulgada para implantar o NEM em todo território nacional. Sendo assim, o Estado de Minas Gerais iniciou a
implementação do NEM para todos os estudantes matriculados no 1° ano do ensino médio em todo território mineiro no
ano de 2022, organizando em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Nesta perspectiva, a qualificação se
torna evidente quando se propõe a oferta do quinto itinerário de formação técnica e profissional, com ênfase na
preparação para o mundo do trabalho, carreira profissional e condições de competitividade, produtividade e inovação.
Este artigo propõe realizar uma análise acerca do contexto histórico, do caminho percorrido pela educação e as
influências do capital, mediante interferência no processo de escolarização, ou seja, o objetivo neoliberal é utilizar-se da
escola pública para melhor moldar a mão de obra que irá atender as demandas do mercado.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica JORNADA