Trajetória dos Estudantes Essitidos pelo AEE na Pandemia
Palavras-chave:
Ensino Inclusivo, Ensino Remoto emergencial, Núcleo de apoio as pessoas com necessidades específicas NAPNEResumo
A inclusão no Ensino Remoto Emergencial - ERE foi uma construção de cada instituição, sendo realizada de acordo com os recursos humanos, tecnológicos e pedagógicos disponíveis. Neste contexto, este trabalho propõe apresentar de forma quantitativa os resultados de promoção, retenção e evasão dos 18(dezoito) estudantes Público Alvo da Educação Especial - PAEE, que receberam o suporte direto do Núcleo Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE e dos professores de Atendimento Educacional Especializado – AEE durante o ERE no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Os resultados apontam que as ações efetivas tiveram impacto positivo para 61,1% dos estudantes concluintes e promovidos, e mesmo para os 16,7% dos estudantes retidos, uma vez que os mesmos continuaram seus estudos na volta ao ensino presencial. Todavia, para os 22,2% dos estudantes evadidos verificamos que as condições oferecidas pelo ERE não foram eficazes para a manutenção dos mesmos na escola.