A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relato de experiência em uma proposta didática.

Autores

  • Guilherme Cândido de Souza Martins IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • João Alberto - Ele/Dele IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Sueli - Ela/Dela IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Palavras-chave:

EJA, Educação Escolar, Modalidade de Educação, Educação Permanente

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar a experiência vivida em uma atividade didática realizada para a disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Foram feitas três atividades, sendo que na primeira, analisamos os dados de 2015 a 2021, em âmbito nacional, em relação à EJA. Na segunda, pesquisamos e analisamos os dados da EJA de Guaxupé-MG. E, na última,  buscamos compreender o impacto da EJA na vida de um ex-aluno desta modalidade. Os dados foram coletados no Censo Escolar 2021, divulgado pelo INEP e em uma conversa informal com um ex-aluno da EJA. Verificamos que as escolas brasileiras de EJA têm cada vez menores índices de inscrições iniciais, o que pode ser resultado de maior quantidade de aprovações no ensino fundamental e médio regulares, ou devido a uma maior dificuldade das classes desfavorecidas socioeconomicamente em conciliar os estudos com as suas necessidades de trabalho. Concluímos que cabe à escola a urgência de adaptar sua forma, conteúdo e seus métodos de ensino para ser mais inclusiva.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA