A ONDA ROXA E SEUS IMPACTOS NA PROGRAMAÇÃO DO SE LIGA NA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Estágio curricular supervisionado, Licenciatura em Ciências Biológicas

Resumo

No início de 2020, foi promulgado estado emergencial em virtude da Covid-19. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) adaptou a educação presencial aos meios digitais, como por exemplo, com o programa Se Liga na Educação, transmitido no canal Rede Minas e o Plano de Estudo Tutorado (PET) distribuído pelo governo estadual. Tanto o programa como o PET eram compostos por conteúdos de todos os anos do ensino fundamental e médio e de todas as disciplinas curriculares. Cada dia da semana correspondeu a uma ou mais disciplinas, de forma que Ciências ficou às quintas-feiras. Este Relato de Experiência refere-se à participação no estágio curricular supervisionado, do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, e foi executado de forma remota, ocorrendo entre os meses de abril a setembro de 2021. A experiência do estágio foi no ensino fundamental (anos finais), na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, em Guaxupé-MG. Entre as conclusões, verificamos que em algumas semanas houve incompatibilidade entre o conteúdo que estava no PET e o programa Se Liga na Educação transmitido em videoaula. Na transmissão avisava-se sobre o reprise de aulas gravadas anteriormente, devido a impossibilidade de transmitirem aulas ao vivo, devido à Onda Roxa.

Biografia do Autor

VIEIRA, IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

Atualmente é Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituo Federal do Sul de Minas (FSULDEMINAS) no Campus Muzambinho (MG). No ano de 2020, atuou na Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico Vital Brasil do curso mencionado. Ainda neste ano, ingressou como Bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o qual participou durante 18 meses, finalizando seu contrato em 2021. No dado momento seu foco encontra-se direcionado para a linha de pesquisa que proporciona o desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso, voltado para as áreas de Ecologia e Conservação, tal como, Herpetologia. O devido trabalho mencionado encontra-se em desenvolvimento de 2021 até o término de 2022, referente ao estudo e levantamento da anurofauna em fragmentos da Mata Atlântica no Sul de Minas Gerais.

OLIVEIRA, IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

Doutora em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG; Mestre em Educação pela PUC Minas; Graduada em Pedagogia - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Especialista em Fundamentos da Educação pela AMEPC; Especialista em Teorias e Práticas Atuais em Administração Educacional pela UNICAMP e Especialista no Ensino de Ciências - Informática Educativa pela UFMG. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Pouso Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Aplicadas à Educação, Gestão Escolar, Planejamento Educacional e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nas seguintes áreas: tecnologias na educação, gestão e inspeção escolar, políticas públicas, educação escolar indígena, educação da infância e ensino fundamental de 9 anos. Membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e Educação Infantil (NEPEI).

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Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

Educação: Educação Profissional e Tecnológica JORNADA