A ONDA ROXA E SEUS IMPACTOS NA PROGRAMAÇÃO DO SE LIGA NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Pandemia, Educação, Estágio curricular supervisionado, Licenciatura em Ciências BiológicasResumo
No início de 2020, foi promulgado estado emergencial em virtude da Covid-19. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG) adaptou a educação presencial aos meios digitais, como por exemplo, com o programa Se Liga na Educação, transmitido no canal Rede Minas e o Plano de Estudo Tutorado (PET) distribuído pelo governo estadual. Tanto o programa como o PET eram compostos por conteúdos de todos os anos do ensino fundamental e médio e de todas as disciplinas curriculares. Cada dia da semana correspondeu a uma ou mais disciplinas, de forma que Ciências ficou às quintas-feiras. Este Relato de Experiência refere-se à participação no estágio curricular supervisionado, do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, e foi executado de forma remota, ocorrendo entre os meses de abril a setembro de 2021. A experiência do estágio foi no ensino fundamental (anos finais), na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, em Guaxupé-MG. Entre as conclusões, verificamos que em algumas semanas houve incompatibilidade entre o conteúdo que estava no PET e o programa Se Liga na Educação transmitido em videoaula. Na transmissão avisava-se sobre o reprise de aulas gravadas anteriormente, devido a impossibilidade de transmitirem aulas ao vivo, devido à Onda Roxa.