O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO NAPNE: parceiro ou vilão?
Palavras-chave:
Apoio Pedagógico, Comprometimento, Inclusão Menor, (In)formação, InterdependênciaResumo
A partir do advento da educação inclusiva e das políticas públicas à manutenção educacional, discussões ocorrem e se desdobram no âmbito escolar há tempos. No contexto histórico, os papéis dos agentes atuantes a uma verdadeira educação de qualidade, da promoção e garantia de acesso, principalmente ao público-alvo da educação inclusiva, devem ser creditados. Estar consciente da diversidade humana e preparado para a efetiva educação inclusiva é uma ação que demanda responsabilidade, comprometimento e respeito. Ainda que a formação superior faça diferença, ela é a menos importante, pois, primordial essência deve ser, entre muitas, a afinidade pedagógica sem exclusão. Este relato de experiência, do cotidiano educacional, tem como proposta refletir sobre atitudes excludentes e conscientizar – sem prescrição pedagógica – sobre os reais papéis do Napne e do AEE. Com base Legal e teórica, a metodologia utilizada foi a de observação, em eventos formais e informais. Atitudes desrespeitosas e discursos excludentes, devem se distanciar da educação, uma vez que a formação responsável, consciente e inclusiva deve ser a força motriz.