EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Ensino remoto, híbrido e presencial

Autores

  • Napoleão Zeituni Júnior IFSULDEMINAS campus Muzambinho
  • Caio Manoel Gouvêa da Costa Vieira IFSULDEMINAS campus Muzambinho
  • Sueli Machado Pereira de Oliveira IFSULDEMINAS campus Muzambinho https://orcid.org/0000-0002-3053-8296

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Obrigatório, Ensino Híbrido, Ensino Fundamental, Educação, Pandemia

Resumo

Em virtude da pandemia, as instituições educacionais optaram por realizar o ensino remoto emergencial como forma de conter a circulação do Coronavírus, utilizando-se dos recursos computacionais de diferentes formas. O presente relato de experiência tem como intuito principal, discorrer sobre a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida (município de Guaxupé-MG), na disciplina de Ciências para os 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, durante os meses de março a dezembro de 2021. As atividades realizadas foram distribuídas em três grandes categorias: Observação da Regência, Regência Compartilhada e Regência Individual. Entre as conclusões obtidas, pudemos perceber que o ensino remoto emergencial tentou suprir a necessidade de substituir as aulas presenciais, dadas as circunstâncias do momento que impediam a sua realização. Contudo, essa forma não se mostrou eficiente tanto quanto pretendido e, inúmeros fatores corroboraram para isso, de modo que ficou perceptível a defasagem do ensino nas turmas observadas.

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Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA