DESENHANDO A INCLUSÃO

Vivências de um Estudante Autista em Educação Física por Meio das Histórias em quadrinhos

Autores

  • Nathan Campelo Ferreira IFSULDEMINAS- campus Muzambinho
  • Eliane Gomes da Silva

Resumo

Este trabalho investiga o uso da linguagem dos quadrinhos como forma de expressão autobiográfica de um estudante autista com nível de suporte 2, matriculado no curso de Educação Física do IFSULDEMINAS. A pesquisa, de natureza qualitativa, ancorada nos princípios da pesquisa narrativa e autobiográfica, considera a singularidade do sujeito e seu modo particular de criar e comunicar por meio de produções visuais. As histórias em quadrinhos, elaboradas pelo estudante ao longo das disciplinas, revelam suas percepções sobre os conteúdos curriculares, bem como suas estratégias de enfrentamento e aprendizagem. O material analisado inclui essas produções artísticas e registros observacionais, sendo interpretado por meio da análise temática de conteúdo. Os resultados parciais apontam que os quadrinhos atuam como ferramenta de comunicação, organização do pensamento e construção de identidade, além de favorecerem a inclusão e a sensibilização no ambiente acadêmico. A pesquisa, ainda em andamento, destaca a importância de práticas pedagógicas que respeitem as singularidades do espectro autista e valorizem múltiplas formas de expressão.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Edição

Seção

Educação Física / Fisioterapia JORNADA