AULA EXPOSITIVA DIALOGADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS:
Relato de experiência no Programa Residência Pedagógica
Palavras-chave:
formação docente; práticas supervisionadas; aula dialogada; biologia celular.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado no terceiro módulo do Programa Residência Pedagógica (PRP), realizado entre 2023 e 2024 na Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho–MG. A prática pedagógica consistiu na aplicação de uma aula expositiva dialogada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, abordando o conteúdo de biologia celular. Objetivou-se refletir sobre os resultados da prática em sala de aula e seus impactos na formação inicial docente. A metodologia adotada foi qualitativa, descritiva e baseada em relato de experiência. Os resultados demonstram que apesar dos desafios com a gestão da participação dos estudantes, a aula dialogada promoveu aprendizagens significativas e contribuiu para o desenvolvimento de competências pedagógicas por parte da residente. A análise da prática revela a importância da articulação entre teoria e prática na formação de professores.