EXPLORANDO O MUNDO PELO BRINCAR

A interculturalidade como eixo pedagógico nas aulas de Educação Física

Autores

  • Andreia Dias Eustaquio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.
  • Emily Brayane de Oliveira IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO
  • Karen Alves Vaz IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO
  • Stefano Gaiga Bolzoni IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO
  • Paula Fernanda da Silva IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO
  • Luís Felipe de Oliveira Rodrigues IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO
  • Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO

Palavras-chave:

Jogos e brincadeiras; Semiótico-pragmaticista; Múltiplas linguagens; Culturas

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica no âmbito do PIBID com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental de uma escola do Sul de Minas Gerais, centrada na proposta “Volta ao mundo pelos continentes”, que
promoveu jogos e brincadeiras interculturais em uma perspectiva semiótico-pragmaticista. Fundamentada na pedagogia
crítico-dialógica e na pesquisa-intervenção, a proposta buscou construir um território de enunciação pedagógica em que
os signos das práticas corporais revelassem sentidos multiculturais e éticos. A abordagem adotada compreende a
linguagem como mediação da aprendizagem, que o corpo e suas expressões se articulam em múltiplas linguagens
(verbal, visual, sonora, corporal). A interculturalidade foi compreendida como possibilidade de deslocamento de visões
etnocêntricas e como abertura à alteridade, em diálogo com as filosofias de Buber e Levinas. Os resultados apontam que
a experiência contribuiu para a formação de professores críticos e sensíveis às diferenças culturais e para a ampliação do
repertório expressivo dos alunos, fortalecendo práticas educativas sensíveis à diversidade e ao cuidado com o outro.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Edição

Seção

Educação Física / Fisioterapia JORNADA