EXPLORANDO O MUNDO PELO BRINCAR
A interculturalidade como eixo pedagógico nas aulas de Educação Física
Palavras-chave:
Jogos e brincadeiras; Semiótico-pragmaticista; Múltiplas linguagens; CulturasResumo
Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica no âmbito do PIBID com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental de uma escola do Sul de Minas Gerais, centrada na proposta “Volta ao mundo pelos continentes”, que
promoveu jogos e brincadeiras interculturais em uma perspectiva semiótico-pragmaticista. Fundamentada na pedagogia
crítico-dialógica e na pesquisa-intervenção, a proposta buscou construir um território de enunciação pedagógica em que
os signos das práticas corporais revelassem sentidos multiculturais e éticos. A abordagem adotada compreende a
linguagem como mediação da aprendizagem, que o corpo e suas expressões se articulam em múltiplas linguagens
(verbal, visual, sonora, corporal). A interculturalidade foi compreendida como possibilidade de deslocamento de visões
etnocêntricas e como abertura à alteridade, em diálogo com as filosofias de Buber e Levinas. Os resultados apontam que
a experiência contribuiu para a formação de professores críticos e sensíveis às diferenças culturais e para a ampliação do
repertório expressivo dos alunos, fortalecendo práticas educativas sensíveis à diversidade e ao cuidado com o outro.