QUANDO O BRINCAR ENSINA
caminhos para uma educação que não castiga
Resumo
Conforme estudos sistemáticos e experiência vivenciada na prática, nota-se que o ensino através do brincar sem um controle de castigo, é muito mais eficaz para a aprendizagem. Nesse sentido, de acordo com, Vygotsky (1998) destaca que, na brincadeira, a criança cria um mundo imaginário onde se desenvolve aprendizagens e relações sociais essenciais. Sob essa ótica, este trabalho relata a experiência vivenciada na instituição FAM (Frente de apoio ao menor), em Muzambinho – MG, onde, acadêmicos de Educação Física, realizaram atividades lúdicas que privilegiaram o corpo em movimento, a escuta e o afeto, sem recorrer a práticas punitivas. Durante as intervenções, observou-se que, ao valorizar a ludicidade, foi possível criar um ambiente acolhedor, no qual as crianças participaram ativamente e expressaram suas emoções de forma espontânea. As práticas pedagógicas possibilitaram aprendizagens significativas e fortaleceram vínculos sociais, evidenciando que é possível ensinar respeitando a essência infantil.