DRAWING MACHINE

tecnologia para desenhar o futuro

Autores

  • Davi Alves Marcelino da Silva Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Débora
  • Vitória
  • Fátima
  • Luciana

Palavras-chave:

Modelagem 3D; ArduinoIDE; CNC, Automação; Aplicação educacional.

Resumo

Este relato de experiência descreve o desenvolvimento de uma máquina de desenho (Drawing Machine) utilizando
tecnologia CNC, com o objetivo de criar uma ferramenta educacional capaz de realizar desenhos precisos. O projeto
buscou construir uma máquina habilitada para desenhar uma ampla variedade de formas, conciliando baixo custo e
aplicabilidade em ambientes escolares. A construção envolveu a utilização de componentes como o Arduino Uno,
motores, drivers e rolamentos, além de peças 3D e uma placa de MDF, exigindo adaptações ao longo do processo. Um
dos principais aprendizados foi a migração para a plataforma Arduino IDE, que possibilitou maior controle do
movimento da caneta. Embora os resultados sejam limitados, o desenvolvimento do projeto favoreceu a aprendizagem
prática de conceitos de automação, eletrônica e programação, mostrando o potencial educacional da proposta

Downloads

Publicado

04-12-2025