MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente relato de experiência teve por objetivo geral relatar as etapas das atividades sobre motivação desenvolvidas com os profissionais da educação infantil. Como problema de pesquisa, construiu-se a questão: quais estratégias poderiam ser utilizadas para trabalhar o tema motivação com os professores da Educação Infantil no ambiente escolar? A reflexão desse trabalho surgiu a partir da vivência na disciplina Prática como Componente Curricular – PCC VI, no ano de 2024. O campo empírico foi uma escola pública de Educação Infantil (creche), situada no sul de Minas Gerais, na zona urbana, na cidade de Alfenas. O trabalho elaborado metodologicamente no formato de relato de experiência de caráter descritivo e reflexivo, revelou resultados instigantes por deixar uma possibilidade de ação na conduta de cada participante, os quais perceberam que a união faz a diferença no dia a dia escolar, reportando os efeitos destas ações aos alunos. Frente ao exposto concluímos, que as dinâmicas deram créditos para novas perspectivas de funções ou até mesmo o encorajamento para os educadores irem em busca de aperfeiçoamento profissional, conforme as conversas, após ao término das dinâmicas apresentadas.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa; Valorização Docente; Gestão Educacional; Trabalho em Equipe; Estudo Aplicado