APRENDER OU CERTIFICAR-SE

qual é o meu perfil ao participar em cursos e eventos educacionais, enquanto aprendiz?

Autores

Palavras-chave:

Motivação, Ensino, Acessibilidade, Identidade, Inclusão

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre as motivações que levam as pessoas, profissionais de diferentes áreas, a buscarem cursos e eventos educacionais: a aprendizagem significativa ou a obtenção de certificados como instrumentos de validação social. A partir de um olhar crítico e com base em autores que discorrem sobre a temática, discute-se a fragilidade da educação, quando se valoriza mais os títulos formais e ações comunitárias em detrimento da real aquisição de conhecimentos. A análise qualitativa revela dois perfis: o aprendiz comprometido com o conhecimento e aquele voltado ao acúmulo de títulos. Em especial, destaca-se o ensino e a atuação como intérprete de Libras, cuja
aprendizagem e atuação ultrapassam o caráter técnico, sendo uma ação ética e política voltada à inclusão da comunidade surda. O estudo evidencia que a busca por certificados sem compromisso real com a prática pode perpetuar o capacitismo, o filantropismo e a exclusão. Aprender, nesse contexto, é um ato revolucionário, de responsabilidade coletiva, que contribui para a transformação social. A situlação deve servir ao saber, e não substituí-lo.

Biografia do Autor

Reginaldo Silva, IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras. Mestre em Educação (UNIFAL), Licenciado em Pedagogia (UFOP) e em Letras-Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG (2008-2016). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras (Campus Inconfidentes) e Professor de Libras (Campus Machado), Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG. Está coordenador adjunto da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Renafor) no IFSULDEMINAS e Ex-Membro da Comissão Pedagógica da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils).

Downloads

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA