LUDICIDADE E INCLUSÃO

Uma experiência de ensino de matemática com alunos autistas

Autores

  • Nathaly Terezinha de Alvarenga Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Kelly Aparecida dos Reis Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Bruno Henrique Labriola Misse Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
  • Sirlene Deroma Braz Escola Estadual Felipe dos Santos

Resumo

Este relato descreve a experiência vivenciada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), desenvolvida em uma escola estadual da região, com dois estudantes diagnosticados com Transtorno doEspectro Autista (TEA). Durante as atividades, observou-se que o uso de materiais manipuláveis didáticos e jogoslúdicos teve papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem de matemática desses alunos. Essa abordagemmetodológica contribuiu significativamente para a concretização de conceitos abstratos da matemática, tornando-osmais acessíveis, compreensíveis e atrativos.

Biografia do Autor

Nathaly Terezinha de Alvarenga, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Nathaly Terezinha de Alvarenga é natural do município de Inconfidentes, no estado de Minas Gerais, e reside atualmente na cidade de Borda da Mata – MG. Concluiu, em 2022, o curso Técnico Integrado em Informática. Atualmente, é estudante do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes (IFSULDEMINAS).

Kelly Aparecida dos Reis, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Kelly Aparecida dos Reis, residente de um bairro rural localizado no município de Ouro Fino - MG, cursou o ensino médio integrado ao curso técnico em Agrimensura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, onde atualmente está cursando o 6° Período em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição, e graduanda no curso superior em Tecnologia em Acompanhamento do Espectro Autista pela UNICESUMAR.

Bruno Henrique Labriola Misse, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui mestrado em Educação Matemática pela Unesp - Rio Claro (2014) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Unesp - Guaratinguetá (2011). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Filosofia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Olimpíadas de Matemática, Fenomenologia e Filosofia da Matemática. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Sul de Minas - campus Inconfidentes.

Sirlene Deroma Braz, Escola Estadual Felipe dos Santos

Sou formada em Matemática, com pós-graduação em Educação Matemática e Supervisão Escolar. Atuo há 30 anos como professora de Matemática na rede estadual e também como professora do Ensino Fundamental I na rede municipal. Minha trajetória é marcada pelo compromisso com a educação, buscando constantemente aprimorar práticas pedagógicas para contribuir com a formação integral dos estudantes.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA