CONCENTRA+

uma solução tecnológica para melhorar a concentração de estudantes em aulas presenciais

Autores

  • Fellipe José Anicézio Magalhães IFSUDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Paulo César dos Santos

Palavras-chave:

: Concentração, Gamificação, Software Educacional, Interatividade, Ensino Online

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que discute a problemática da concentração de estudantes
durante aulas presenciais, evidenciando os principais fatores que afetam o foco em sala. A partir de uma análise
comparativa de plataformas educacionais, como Kahoot!, ClassDojo, Nearpod, Focus@Will e GoConqr, foi
idealizado o Concentra+, um protótipo de software que integra funcionalidades essenciais para melhorar o
engajamento e a atenção de alunos. A proposta combina elementos de gamificação, interatividade, notificações
inteligentes e personalização do ambiente virtual de aprendizagem. O desenvolvimento seguiu princípios da
engenharia de software e utilizou HTML, CSS, JavaScript, Django (Python) e PostgreSQL. Os resultados
evidenciam potencial relevante para aplicação em contextos educacionais, com perspectivas de aprimoramento a
partir de testes práticos em sala de aula.

Downloads

Publicado

04-12-2025