JORNADA LITERÁRIA

Um protótipo web para fomento à leitura

Autores

  • Flávia Eduarda Domingos IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Paulo César dos Santos

Palavras-chave:

Leitura, Ensino Fundamental, Tecnologia Educacional, Gamificação, Estratégias de aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação web com o objetivo de minimizar o desinteresse pela
leitura entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O sistema propõe a utilização de gamificação como
estratégia pedagógica, oferecendo recompensas, metas e desafios para engajar os estudantes. A pesquisa é de natureza
aplicada e utilizou métodos da Engenharia de Software, como levantamento de requisitos, modelagem UML,
desenvolvimento com HTML, CSS, JavaScript, Python (Django) e PostgreSQL. Os resultados parciais demonstram que
a aplicação é funcional e adequada à proposta inicial, mas ainda requer testes com usuários reais. Conclui-se que o
sistema tem potencial para contribuir significativamente com o estímulo à leitura no ambiente escolar.

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Publicado

04-12-2025