ANALFABETISMO FUNCIONAL EM ADULTOS

proposta de intervenção digital

Autores

  • Lucas Barbosa Rodrigues Pereira IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Paulo César dos Santos

Palavras-chave:

Analfabetismo funcional, Letramento adulto, Inclusão educacional, Tecnologia educacional, Educação de jovens e adultos

Resumo

O analfabetismo funcional em adultos configura-se como um dos maiores desafios educacionais contemporâneos. Apesar de muitos indivíduos saberem ler e escrever palavras isoladas, enfrentam grandes dificuldades ao lidar com textos mais complexos e operações cotidianas que exigem interpretação. Esse fenômeno atinge uma parcela significativa da população brasileira entre 15 e 64 anos, revelando lacunas estruturais no processo de letramento. Este trabalho propõe a criação de uma solução digital inovadora, com foco na personalização do aprendizado, suporte contínuo e acessibilidade, visando minimizar os efeitos desse problema e contribuir com a autonomia do aprendiz.

Downloads

Publicado

04-12-2025