ARISE

gamificação para o foco e bem-estar digital de jovens

Autores

  • Gabriel Santos Corrêa IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Paulo Cesar dos Santos

Palavras-chave:

Procrastinação, Sistema de Recompensa, Hábitos, Aplicativo WEB

Resumo

Este trabalho apresenta o "Arise", um aplicativo web que utiliza gamificação para auxiliar jovens a reconstruírem o foco e desenvolverem hábitos saudáveis, combatendo as dificuldades de concentração na era digital. A metodologia partiu de uma revisão bibliográfica sobre o sistema de recompensa cerebral e estratégias de gamificação aplicadas ao bem-estar e à educação, seguida pela análise de soluções correlatas para a definição de requisitos. O protótipo, desenvolvido com o framework Django, resultou em um sistema funcional que integra um ciclo de feedback positivo mediante tarefas e missões. A arquitetura validada demonstra o potencial do "Arise" como ferramenta de bem-estar digital. Conclui-se que o "Arise" é uma solução inovadora para a construção de hábitos produtivos, contrastando com abordagens puramente restritivas. Para trabalhos futuros, a realização de testes empíricos com usuários é indicada como passo essencial para validar a eficácia e a usabilidade da aplicação.

Downloads

Publicado

04-12-2025