TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDOS E PREPARAÇÃO PARA O ENEM

uma revisão bibliográfica com aplicação prática

Autores

  • Samuel Lamim de Jesus IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Paulo César dos Santos

Palavras-chave:

tecnologias educacionais, ENEM, organização de estudos, revisão bibliográfica, software educacional

Resumo

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) representa um desafio significativo para estudantes do
ensino médio, especialmente ao conciliar essa demanda com a rotina escolar. Este artigo apresenta uma revisão
bibliográfica sobre o uso de tecnologias educacionais na organização de estudos para vestibulares, abordando
metodologias, ferramentas e impactos psicológicos relacionados à preparação para o ENEM. A partir da análise de
estudos, foram identificadas estratégias eficazes de planejamento e recursos digitais que favorecem o desempenho
acadêmico. Como aplicação prática, descreve-se o desenvolvimento de um protótipo de software que organiza o
cronograma de estudos com base na rotina do aluno, identificando conteúdos prioritários do ENEM e sinalizando áreas
que requerem reforço. A proposta visa contribuir com soluções tecnológicas acessíveis, personalizadas e alinhadas às
necessidades dos estudantes.

Downloads

Publicado

04-12-2025