SISTEMA PARA APRENDIZADO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Autores

  • José Augusto Fiel IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Paulo César dos Santos

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Ferramenta Educacional, Ensino Colaborativo, Django, Bootstrap, Plataformas educacionais, Ensino de Programação

Resumo

Em síntese, o projeto propõe um sistema web que permite o desenvolvimento e aprendizado do pensamento
computacional de forma intuitiva e eficiente em vista da dificuldade encontrada no processo inicial de lógica.Foram
analisados softwares com o intuito semelhantes como a linguagem de programação visual “Scratch” e literaturas
científicas. Dentre os recursos desta aplicação estão: Aprendizagem do conteúdo básico programacional, resolução de
questões, interação entre estudantes e fontes complementares de estudo. O objetivo é abordar uma aplicação que
permita que o usuário consiga abstrair o conteúdo inicial da área de programação com leituras complementares e seção
de comunidade. O desenvolvimento foi iniciado com o levantamento, análise e documentação de requisitos, além da
elaboração de diagrama de caso de uso. A codificação envolveu o uso de linguagens como HTML, CSS e JavaScript,
além do framework Django, baseado em Python, no backend. O armazenamento de dados foi realizado com o
PostgreSQL. É importante ressaltar que este projeto ainda está em fase de protótipo e, portanto, ainda não foi validado
com usuários reais.

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Publicado

04-12-2025