CRÍTICA DE VIDEOGAME E PRESSUPOSTOS DA HISTÓRIA CULTURAL

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Ifsuldeminas
  • Rossanna dos Santos Santana Rubim Ifes
  • Bruno Gutierrez Ratto Clemente Ifes
  • Maria Eduarda Borges Claro Ifsuldeminas
  • Gabrielle dos Santos Silva Ifsuldeminas

Palavras-chave:

videogame, narrativa, protocolos de leitura, luto, interpolação

Resumo

Considerando que jogos de videogame são mídias de leitura contemporâneas, nosso objetivo é fazer uma leitura dos jogos Gris (2018) e Imortality (2022), narrativas não convencionais. Este texto tem como objetivo desenvolver fortuna crítica e leitura a partir de uma perspetiva chartieriana da Nova História Cultural de textos, considerando os jogos de videogame como novas mídias de leituras. Delimitamos como metodologia revisão de literatura a respeito de apropriação de jogos enquanto textos narrativos e de protocolos de leitura que interferem no potencial de imersão no jogo, favorecendo nossa compreensão sobre a experiência do jogador com a narrativa e sua leitura. Inicialmente, identificamos que a apropriação dos elementos da narrativa se dá num regime de retroalimentação, a depender das contribuições de leitura trazidas para o jogo pelo jogador, e compreendemos que as escolhas protocolares dos desenvolvedores favorecem representações de leitura pautadas no repertório de vida de cada um.

Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, Ifsuldeminas

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história cultural, videogame e leitura. Coordena o Grupo de Pesquisa Literatura, ficção e suas materialidades e é parte do Núcleo de Estudos literários e musicológicos.

Rossanna dos Santos Santana Rubim , Ifes

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), licenciatura em Letras - Inglês e Letras - Português pela Estácio de Sá (2019/2022) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Atualmente é Bibliotecária/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, leitura literária, bibliotecas - organização, leitura e biblioteca escolar. É membro do Grupo de Pesquisa Literatura, ficção e suas materialidades (Ifsuldeminas).

Bruno Gutierrez Ratto Clemente, Ifes

Possui Graduação em Ciência da Computação pela FAESA, Fundação de Assistência e Educação, (2013). Possui Especialização (Pós-graduação - Lato Sensu) em Desenvolvimento Web pela FAESA, Fundação de Assistência e Educação, (2014). Possui Mestrado (Pós-graduação - Stricto Sensu) em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), (2016). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática Aplicada à Educação, Inteligência Artificial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Maria Eduarda Borges Claro, Ifsuldeminas

Estudante de iniciação científica do Ifsuldeminas - Campus Pouso Alegre

Gabrielle dos Santos Silva, Ifsuldeminas

Estudante de iniciação científica do Ifsuldeminas - Campus Pouso Alegre

Downloads

Publicado

04-12-2025