USO DO DIALOGFLOW PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE RESPOSTA NO IFSULDEMINAS – CAMPUS MUZAMBINHO.

Autores

  • Felipe Antony Baquião Avelar
  • Matheus José Silvério
  • Rafaela Alves Magalhães IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
  • Ronaldo de Lima Facchi Filho
  • Thamires dos Santos Cândido
  • Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

Palavras-chave:

Comunicação Institucional, Atendimento Automatizado, Tecnologias Educacionais, Acesso à Informação

Resumo

A comunicação eficiente é crucial para o bom funcionamento de qualquer instituição. Nas instituições de ensino, a
resolução de dúvidas por métodos tradicionais é um tanto lenta, prejudicando o relacionamento com a comunidade.
Embora outras instituições usem tecnologias para automatizar o atendimento, essa questão ainda é pouco investigada no
âmbito IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Este artigo apresenta, então, como o Dialogflow pode reduzir o
tempo de resposta às dúvidas. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, um chatbot foi implementado e validado
com o público interno. Os resultados demonstraram o potencial do chatbot para melhorar a comunicação e o
atendimento no campus, com ampla recomendação de uso.

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Publicado

04-12-2025