ARGUMENTAÇÕES E PROVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA

Uma análise de casos em contexto de investigação

Autores

Palavras-chave:

Argumentação matemática, argumentação coletiva, prova empírica, prova conceitual, demonstração

Resumo

Este estudo investigou como alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS, Campus Passos, argumentam para justificar e validar conceitos matemáticos em um contexto de investigação e argumentação coletiva. Para tanto foi realizado um estudo de caso estruturado em três fases, pesquisa bibliográfica, coleta de dados (observação participante, videogravação da investigação e recolha de registros escritos) e análise de dados com base nos referenciais de Toulmin, Balacheff e Bardin.  Os resultados revelaram estruturas macro argumentativas variadas, sendo a "fonte divergente" uma contribuição inédita do estudo. O apoio docente, o tipo de problema e o uso de materiais concretos contribuíram para a evolução da qualidade das argumentações dos alunos - de justificativas visuais para argumentações conceituais. Para além disso, o modelo de avaliação do argumento de prova desenvolvido durante o estudo, demonstrou sua eficiência na avaliação e classificação dos componentes do argumento de prova. Contribuições teóricas e metodológicas emergem para fundamentar a formação do professor que ensina matemática.

Biografia do Autor

Dr. Fredy Coelho Rodrigues, IFSULDEMINAS, Campus Passos

outor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2023), área de concentração: "Ensino de Ciências e Matemática" (Conceito CAPES 6). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS (2011), área de concentração: "Ensino de Matemática" (Conceito CAPES 5). Especialização em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2006) e Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2005). Possui estágio de pós-doutoramento junto a Faculdade de Engenharia e Ciências da UNESP, Campus Guaratinguetá. Atua como docente no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus Passos. É membro do grupo de pesquisa "Divulgação e ensino das Ciências" vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação para Ciência da UNESP. Em relação a pesquisa tem interesse em temas que envolve o "ensino e a aprendizagem da matemática" bem como a "formação de professores" com foco em: 1- Investigações, argumentações e provas na formação de professores; 2- Laboratórios/ambientes de aprendizagem e formação docente; 3- Atividades de investigação no contexto das tecnologias em sala de aula; 4- Pensamento computacional e Educação STEAM.https://orcid.org/0000-0001-8307-9305

Marco Alvarenga, unesp

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência (Conceito Capes 6) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). É Coordenador do Curso de Física da UNESP/Campus de Guaratinguetá e foi Presidente da Comissão Permanente de Ensino - UNESP/Campus de Guaratinguetá. Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru (Conceito Capes 6) e também do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP (Conceito Capes 4).É Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da UNESP/Guaratinguetá e Supervisor de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá - UNESP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, divulgação científica, atividades maker, robótica educacional e tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino de ciências.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA