PAPEL PEDAGÓGICO DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL PROFESSOR LAÉRCIO LOURES

no IFSULDEMINAS campus Inconfidentes

Autores

  • Mateus Cristian Rebouças Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Inconfidentes
  • Flora Trézi Pinto Coelho

Resumo

O Museu de História Natural Professor Laércio Loures, localizado no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes, desempenha um papel essencial na educação formal e não formal, sendo um espaço de grande relevância para a comunidade acadêmica e para os visitantes em geral. Organizado em três alas temáticas que representam os biomas brasileiros, o museu permite que os visitantes tenham uma experiência sensorial imersiva e educativa. Cada bioma é recriado com elementos visuais e táteis, como árvore, cactos, relevos, pedras, rios e plantas, que proporcionam uma compreensão mais profunda sobre a biodiversidade e os ecossistemas do país. Este trabalho analisa a importância do museu como uma ferramenta de ensino, que amplia o entendimento dos alunos sobre o meio ambiente e reforça a educação não-formal com uma abordagem prática e envolvente.

Publicado

18-12-2024