EVASÃO E BAIXA DEMANDA NO CURSO DE MATEMÁTICA: uma análise das deficiências do Ensino Básico

Autores

  • FERNANDA PEREIRA VILLELA IF Sul de Minas - Campus Pouso Alegre
  • Paulo Cesar X. Duarte

Palavras-chave:

Educação, Educação Matemática, Evasão escolar

Resumo

Este artigo analisa a evasão e da baixa demanda pelos cursos de Ciências Exatas na educação superior, com foco nas
deficiências do ensino básico no Brasil e na Colômbia. A pesquisa explora indicadores como o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Brasil e o Índice Sintético de la Calidad Educativa (ISCE) na
Colômbia, destacando as lacunas no ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio. Além disso, discute o
impacto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e o currículo para la educación media na Colômbia,
revelando desafios na implementação dessas diretrizes. Os resultados indicam que a inadequada formação matemática
nas séries iniciais, aliada à falta de capacitação docente e infraestrutura escolar, contribui para a evasão e desinteresse
pelos cursos de Matemática no ensino superior. A conclusão aponta para a necessidade de políticas educacionais que
fortaleçam a qualidade do ensino básico e promovam o interesse dos alunos pelas ciências exatas, visando uma
melhoria na demanda e retenção nos cursos de Matemática.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Tópicos Específicos da Educação JORNADA