A contação de Histórias como recurso didático para abordar a representatividade negra em sala de aula

Autores

  • Kênia Cristina Teófilo da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Representação negra; Visibilidade; Espaço escolar

Resumo

O presente relato aborda  a experiência de um curso de Contação de Histórias como ação de um projeto de formação de estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Inconfidentes, Minas Gerais. O que se propõe, através do curso de contação de histórias éo fomento de novas leituras, sobretudo de um repertório literário afrocentrado, para os alunos matriculados no projeto, a fim de combater a desumanização imposta ao povo negro brasileiro ao longo dos séculos. A sessão apresentada no presente relato visa tratar da visibilidade da população negra e as representações de raça que circulam nas vivências das crianças. A ação pedagógica foi desenvolvida em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, considerando que, nessa etapa da Educação Básica, as crianças estão em processo de formação e construção de identidade. 

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA