PENSANDO DE FORMA BINÁRIA

Unindo pensamento computacional e mudança de base numérica

Autores

  • Nathaly Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes
  • Ana Carolina Ribeiro Pistelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes
  • Kelly Aparecida dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes
  • João Paulo Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Base binária; Pensamento Computacional; Curricularização da extensão.

Resumo

Relata-se aqui uma experiência de curricularização da extensão em duas disciplinas do curso de Licenciatura em
Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS,
Campus Inconfidentes, composta por uma atividade de intervenção pedagógica elaborada por 3 graduandas a partir dos estudos teóricos realizados nas disciplinas e aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da região. Foi trabalhada uma adaptação do jogo “Adivinhe a Idade” como estratégia para ensinar o conceito de base binária.

Biografia do Autor

Nathaly Alvarenga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Nathaly Terezinha de Alvarenga nasceu em 25 de maio de 2005, na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais. Cursou o Ensino Médio integrado ao curso técnico em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes. Atualmente, está cursando Licenciatura em Matemática, também oferecida pelo Campus Inconfidentes.

Ana Carolina Ribeiro Pistelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Ana Carolina Ribeiro Pistelli é formada em Técnico de Corte e Costura, Modelagem e Costura Industrial pelo SENAI Jaguariúna, e em Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes. Atualmente, está cursando Licenciatura em Matemática, também no Campus Inconfidentes, e o curso de graduação em Design de Moda pela Instituição UNA.




Kelly Aparecida dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Kelly Aparecida dos Reis nasceu em 6 de fevereiro de 2005, na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais. Cursou o Ensino Médio integrado ao curso técnico em Agrimensura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes. Atualmente, está cursando Licenciatura em Matemática, também oferecida pelo Campus Inconfidentes, e o curso de Tecnologia em Acompanhamento do Espectro Autista pela UniCesumar, no polo de Ouro Fino, Minas Gerais.

João Paulo Rezende , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Atualmente é Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Inconfidentes. É mestre em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - 2015. É especialista em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) - 2014. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) - 2010. Tem experiência docente no ensino fundamental, médio e superior. Atuou como professor orientador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da UFLA. Tem desenvolvido pesquisas relacionadas aos seguintes temas: perspectiva lógico-histórica, atividades orientadoras de ensino, Tecnologias Digitais no ensino-aprendizagem de matemática e ensino de matemática integrado à agropecuária.

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA